EDUCAÇÃO NO PRIMEIRO GOVERNO VARGAS (1930-1945)

Referências Historiográficas organizadas por: Silvia Helena Andrade de Brito

 

Accácio, Liéte de Oliveira. Instituto de Educação do Rio de Janeiro: a história da formação do professor primário. Rio de Janeiro: 1993. Dissertação (Mestrado em Educação) – UFRJ, 1993.

 

ALVES, Laci Maria Araújo. O processo de expansão escolar em Mato Grosso (1910-1946: uma abordagem histórica). Cuiabá: 1994. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso, 1994.

 

Araújo, Carla Busato Zandavalli Maluf de. O ensino de didática, na década de trinta, no sul de Mato Grosso: ordem e controle ?. Campo Grande: 1997. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, 1997.

 

Bittencourt, Circe M. F. Pátria, civilização e trabalho: o ensino de história nas escolas paulistas (1917-1939). São Paulo: Loyola, 1990.

 

BOMENY, Helena M. B. Três decretos e um ministério: a propósito da educação no Estado Novo. In: PANDOLFI, Dulce (Org.). Repensando o Estado Novo. Rio de Janeiro: FGV, 1999. p. 137-166.

 

Bontempi Júnior, Bruno. A cadeira de História e Filosofia da Educação da USP entre os anos 40 e 60: um estudo das relações entre a vida acadêmica e a grande imprensa. São Paulo: 2001. Tese (Doutorado em Educação) – PUC-São Paulo, 2001.

 

BRAGA, Lucelma Silva. A dupla face progressista e conservadora do liberalismo aplicado à educação nas décadas de 30, 70 e  90. Campinas: 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) – UNICAMP, 2002.

 

BRITO, Claúdia Regina de. Escola de japoneses: a construção da etnicidade em Mato Grosso do Sul. Campo Grande: Uniderp, 2000.

 

BRITO, Silvia Helena Andrade de. Educação e sociedade na fronteira Oeste do Brasil: Corumbá (1930-1954). Campinas: 2001. Tese (Doutorado em Educação) – Unicamp.

 

CAMPOS, Regina Helena F. Conflicting interpretations of intellectual abilities among Brasilian psychologists an their impacts on primary schooling (1930-1960) [Interpretações conflitantes sobre as habilidades intelectuais entre psicólogos brasileiros e seus impactos na escolarização primária (1930-1960]. Stanford: Stanford University, 1989. 

 

CARONE, Edgard. A República Nova (1930- 1937). 3.ed. São Paulo: DIFEL, 1982.

 

 ________. A terceira República (1937-1945). 2.ed. São Paulo: DIFEL, 1982.

 

CASTRO, João Bosco Sandor de. O partido Comunista e a educação nas décadas de 40 e 50. São Paulo: 1991. Dissertação (Mestrado em Educação) – PUC-São Paulo, 1991. 

CHAVES, Miriam Waidenfeld. A escola anisiana dos anos 30: fragmentos de uma experiência – a trajetória pedagógica da Escola Argentina no antigo Distrito Federal (1931-1935). Rio de Janeiro: 2001. Tese (Doutorado em Educação) – PUC-Rio, 2001.

 

CLARK, Jorge Uilson. As escolas protestantes paulistas durante o período de renovação da educação brasileira (1930-1945). Campinas: 2003. Tese (Doutorado em Educação) – UNICAMP, 2003.

 

CORSI, Francisco Luiz. Estado Novo: política externa e projeto nacional. São Paulo: UNESP; FAPESP, 2000.

 

CPDOC. A Revolução de 30: seminário internacional. Rio de Janeiro: FGV, Brasília, UNB, 1983. p. 623-643.

 

CUNHA, Célio da. Educação e autoritarismo no Estado Novo. São Paulo: Cortez, Autores Associados, 1981.

 

Cunha, Marcus Vinicius da. A educação dos educadores: da Escola Nova à escola de hoje. Campinas: Mercado das Letras, 1995.

 

______. O discurso educacional renovador no Brasil (1930-1960): um estudo sobre as relações entre família e escola. Araraquara: 1998. Tese (Livre-Docência) – UNESP, 1998.

 

D’ARAÚJO, Maria Celina (Org). As instituições brasileiras da era Vargas. Rio de Janeiro: EdUERJ; FGV, 1999.

 

Faria Filho, Luciano Mendes. República, trabalho e educação: a experiência do Instituto João Pinheiro – 1909-1934. Bragança Paulista: Edusf, 2001.

 

FAUSTO, Bóris (Org.). O Brasil Republicano: economia e cultura (1930-1964). 3.ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1995. (História Geral da Civilização Brasileira: t. 3, v. 4).

 

______. O Brasil Republicano: sociedade e política (1930-1964). 6.ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996. (História Geral da Civilização Brasileira: t. 3, v. 3).

 

FÁVERO, Maria de Lourdes de Albuquerque; BRITTO, Jader de Medeiros (Org.). Dicionário de Educadores no Brasil: da Colônia aos dias atuais. Rio de Janeiro: UFRJ, MEC-INEP, 1999.

 

FÁVERO, Maria de Lourdes et al. Faculdade Nacional de Filosofia, projeto ou trama universitária ? Rio de Janeiro: UFRJ, 1989.

 

FÁVERO, Osmar (Org.). A educação nas constituintes brasileiras (1823-1988). Campinas: Autores Associados, 1996.

 

GOMES, Angela de Castro (Org.). Capanema: o ministro e seu ministério. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1994.

 

Ghiraldelli Júnior, Paulo. Pedagogia e luta de classes no Brasil (1930-1937). Ibitinga: Humanidades, 1991.

 

HORTA, José Silvério Baía. O hino, o sermão e a ordem do dia:  a educação no Brasil (1930-1945). Rio de Janeiro: UFRJ, 1994.

 

LONDOZO, José Antonio Spineli. A reação da oligarquia potiguar ao modelo centralizador de Vargas (1930/1935). São Paulo: 1989. Dissertação (Mestrado em Educação) – PUC-São Paulo, 1989.

 

MONARCHA, Carlos. A reinvenção da cidade e da multidão - Dimensões da modernidade brasileira: a Escola Nova. São Paulo: Cortez, 1989.

 

NADAI, Elza. A educação como apostolado: história e reminiscências (1930-1970). São Paulo: 1991. Tese (Livre-Docência) – USP, 1991.

 

NEPOMUCENO, Maria de Araújo. A ilusão pedagógica: 1930-1945 – Estado, sociedade e educação em Goiás. Goiânia, Edufg, 1994.

 

NEUVALD, Luciane. “A maior dádiva do Estado Novo a Mato Grosso ?” O patronato agrícola “Gustavo Dutra” no período populista (1943-1964). Cuiabá: 1997. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso, 1997.

 

KREUTZ, Lúcio. A escola teuto-brasileira católica e a nacionalização do ensino. In: MÜLLER, Telmo L. (Org.). Nacionalização e imigração alemã. São Leopoldo: Unisinos, 1994.

 

OLIVEIRA, Beatriz Santos de. A modernidade oficial: a arquitetura das escolas públicas do DF (1928-1940). São Paulo: 1991. Dissertação (Mestrado em Arquitetura) – FAU-USP, 1991.

 

PANDOLFI, Dulce (Org.). Repensando o Estado Novo. Rio de Janeiro: FGV, 1999.

 

Peixoto, Ana Maria Casasanta. Educação e Estado Novo em Minas Gerais. Bragança Paulista: Edusf, 2003.

 

Peres, Eliane T. Aprendendo formas de pensar, de sentir e de agir a escola como oficina da vida: discursos pedagógicos e práticas escolares da escola pública gaúcha (1909-1959). Belo Horizonte: 2000. Tese (Doutorado em Educação) – UFMG, 2000.

 

PICHELI, Valdir. O Idort enquanto proposta educacional no contexto de formação da hegemonia burguesa no Brasil (1930-1944). Campinas: 1997. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, 1997.

 

PINHEIRO, Antonio Carlos Ferreira. Da era das cadeiras isoladas à era dos grupos escolares na Paraíba. Campinas: Autores Associados; Bragança Paulista: Edusf, 2002.

 

PRATES, M. Helena. A introdução oficial do movimento da Escola Nova no ensino público de Minas Gerais: a Escola do Aperfeiçoamento. Belo Horizonte: 1989. Dissertação (Mestrado em Educação) – UFMG, 1989.

ROCHA, Marlos Bessa Mendes da. Educação conformada: a política pública de educação (1930-1945). Campinas: 1990. Dissertação (Mestrado em Educação) – UNICAMP, 1990.

 

RODRIGUES, José. O moderno príncipe industrial: o pensamento pedagógico da Confederação Nacional da Indústria. Campinas: Autores Associados, 1998.

 

ROMANELLI, Otaíza de Oliveira. História da educação no Brasil. 8.ed. Petrópolis: Vozes, 1986.

 

Scarbi, Antonio Donizetti. Igreja, educação e modernidade na década de 30: escolanovismo católico – construído na CCBE, divulgado pela Revista Brasileira de Pedagogia. São Paulo: 1997. Dissertação (Mestrado em Educação) – PUC-São Paulo, 1997.

 

SCHWARTZMAN, Simon, BOMENY, Helena Maria Bousquet, COSTA, Vanda Maria Ribeiro. Tempos de Capanema. São Paulo: Paz e Terra, FGV, 2000.

 

SEYFERTH, Giralda. Os imigrantes e a campanha de nacionalização do Estado Novo. In: PANDOLFI, Dulce (Org.). Repensando o Estado Novo. Rio de Janeiro: FGV, 1999. p. 199-228.

 

Silva, Vivian Batista da. Uma história das leituras para professores: análise da produção e circulação de saberes especializados nos manuais pedagógicos (1930-1971). São Paulo: 2001. Dissertação (Mestrado em Educação) – USP, 2001.

 

SINGER, Paul. Interpretação do Brasil: uma experiência histórica de desenvolvimento. In: FAUSTO, Boris (Org.). História geral da civilização brasileira. 3.ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1995. p. 209-245.

 

SZMRECSÁNYI, Tamás, granziera, Rui G. Getúlio Vargas e a economia contemporânea. Campinas: Unicamp, 1986. p. 131-146.

 

Vicentini, Paula P. Um estudo sobre o CPP (Centro do Professorado Paulista): profissão docente e organização do magistério (1930-1964). São Paulo: 1997. Dissertação (Mestrado em Educação) – USP, 1997.

 

Vidal, Diana Gonçalves. O exercício disciplinado do olhar: livros, leituras e práticas de formação docente no Instituto de Educação do Distrito Federal (1931-1937). Bragança Paulista: Edusf, 2001.

 

XAVIER, Maria Elizabete Sampaio Prado. Capitalismo e escola no Brasil: a constituição do liberalismo em ideologia educacional e as reformas do ensino (1931-1961). Campinas: Papirus, 1990.

 

HISTEDBR (1986 - 2006) - Faculdade de Educação - UNICAMP - Todos os Direitos Reservados aos Autores | Desenvolvimento: Fóton